OUTRAS INFORMAÇÕES

trending_flatDOENÇA DE PARKINSON

James Parkinson

James Parkinson também se mostrou interessado em melhorar a saúde geral e bem-estar da população. Ele escreveu várias doutrinas médicas que expôs um zelo semelhante para a qualidade de vida das pessoas que foi expressa por seu ativismo político.

O Dr. Jean-Martin Charcot, considerado o pai da Neurologia moderna deu continuidade ao trabalho do Dr. James Parkinson, descreveu o espectro clinico da doença, observando à presença de demência em alguns casos. Sendo pioneiro em propor o tratamento da doença com uso de hiosciamina (anticolinérgico).

Porque no Brasil a Doença é chamada de “mal”?

Para homenagear o Dr. James Parkinson, o neurologista francês Dr. Jean-Martin Charcot,  renomeou a Paralisia Agitante para Doença de Parkinson. (em francês, “Maladie Parkinson”). A palavra francesa “maladie” significa doença e foi erroneamente traduzida para língua portuguesa como mal, sendo assim a doença de Parkinson começou a ser chamada de “Mal de Parkinson”.

Em Francês: Maladie Parkinson (Maladie = Doença)

Em Inglês: Parkinson’s Disease (Disease = Doença)

Em Espanhol: Enfermidad de Parkinson (Enfermidad = Doença)

Em Italiano: Malattia di Parkinson (Malattia = Doença)

O termo “Mal de Parkinson” não deve ser usado. Além de ser um termo ultrapassado pode gerar constrangimento. 

O correto é “Doença de Parkinson”.

DIA MUNDIAL

 

Logo
O Dia Mundial da Doença de Parkinson é 11 de abril, escolhida para homenagear o Dr. James Parkinson, que nasceu nesta data. Durante todo o mês de abril, em vários países, inclusive no Brasil são realizadas diversas atividades, campanhas de conscientização sobre a doença de Parkinson e arrecadação de fundos em prol de várias associações e grupos que auxiliam portadores da doença de Parkinson.

O Símbolo

Você sabe porque a tulipa vermelha é simbolo Tulipautilizados por diversas associações e organizações pelo mundo todo para representar a doença de Parkinson?!?

Em 1980, na Holanda, o floricultor JWS Van der Wereld, diagnosticado com a doença de Parkinson, desenvolveu uma tulipa vermelha e branca. Em 1981, Van der Wereld nomeou a tulipa de “Dr. James Parkinson”, para homenagear o médico que primeiro descreveu a doença. 

A tulipa recebeu o Prêmio de Mérito no mesmo ano da Royal Horticultural Society, em Londres na Inglaterra, e também recebeu o Prêmio da Royal General Bulbs Growers, na Holanda. Ela é descrita como uma flor: parte externa – vermelho cardeal brilhante com pequena borda branca nas pétalas, base externa esbranquiçada; dentro – vermelho-groselha a vermelho-turquesa, borda branca larga nas pétalas, anteras amarelo pálido. 

Em 11 de abril de 2005, a Tulipa Vermelha foi lançada como o símbolo mundial da doença de Parkinson na IX Conferência do dia mundial da doença de Parkinson em Luxemburgo.

Post anterior
VOCE SABIA!!
Próximo post
PARKINSON PRECOCE
Menu